terça-feira, 17 de março de 2015

Programa para recrutamento de babás

Matéria super interessante sobre o programa de recrutamento de babás.

Fonte: http://oitoronto.com.br/36901/voce-quer-ser-baba-no-canada/


Você quer ser babá no Canadá?
O programa de recrutamento de nannies no Canadá tem ajudado várias brasileiras a se colocarem no mercado de trabalho canadense. Caso você tenha experiência e cuidar de crianças, bebês, até mesmo velhinhos ou já foi inclusive uma governanta, você tem boas chances de ingressar nesta área.
Atualmente, este nicho tem sido dominado pelas filipinas e caribenhas. Elas trazem na bagagem alguns cursos de primeiros socorros, enfermagem, pedagogia e muita simpatia, coisas que brasileiras têm de sobra. Muitas vieram de seus países especificamente para isso, e após dois anos de trabalho conseguiram seus vistos de residente permanente. Mas, isso mudou.
Em novembro do ano passado o governo canadense aprovou novas regras para o setor de caregivers (de cuidadoras). Primeiro dividiu a categoria em duas áreas: cuidado de crianças e cuidado de pessoas que requerem atenção médica; restringiu o número de vistos para 5.500 por ano; exige, a partir de agora, comprovação de nível de inglês ou francês – nível 5 no geral ou 7 para aqueles que têm curso de enfermagem ou psicologia; também pede comprovação de estudos tanto aqui ou algo equivalente do seu país de origem; e aboliu a exigência de se morar no local de trabalho – fonte: site do governo.
Mas, você deve pensar: qual a vantagem disso, então? Segundo o próprio governo canadense há cerca de 30 mil vagas previstas de caregivers para 2015. Atualmente, 1 de cada 7 canadenses estão na faixa ali dos idosos. Há muitos, mas muitos velhinhos por aqui. Sem contar a criançada. O salário inicial também é atrativo: na média de $14 à $20/hora. E brasileiro é daqueles que topa trabalhar. É um mercado promissor e atraente.
Um website (em inglês) tem se destacado no recrutamento destas nannies: é o The Nanny Pages. Nele você pode especificar no que deseja trabalhar, quais dias e horários são melhores para você, se topa morar no local de trabalho ou não, sua experiência prévia, suas pretensões salariais, qual a região da cidade você quer atender, enfim uma gama de informações tanto para oferecer seus serviços quanto para contratar. É cobrada uma taxa de $19 por 30 dias de cadastro. Mas, segundo o próprio site, os resultados são garantidos.
Uma brasileira que veio nesse esquema foi Maria Zambrano, do Acre. Segundo ela, as pessoas gostam muito da simpatia dos brasileiros: “Se você é confiável, não importa de onde você vem, é isso que eles procuram. Você será responsável por uma pessoa, isso é muito importante. E no final das contas, vale muito a pena”.
Uma dica dessa brasileira, e das próprias filipinas, é buscar realizar cursos relacionados a este tipo de cuidado de pessoas: primeiros socorros, ressuscitação cardiopulmonar, até de natação e gostar do que faz. Com isso, você pode se tornar a próxima super nanny, desta vez canadense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário